Central de atendimento. 0800 040 1212

Entenda o que é o processo Galvanização

A galvanização é o processo de revestir um metal com o objetivo de evitar a sua degradação. A partir dessa camada de defesa, é possível proteger melhor as estruturas em aço de ações corrosivas do ambiente, além de melhorar a aparência dos produtos, mesmo em atmosferas agressivas.

Vale lembrar que a galvanização também é interessante para impedir danos ambientais causados por peças oxidadas.

Esse processo pode ser realizado de diferentes maneiras, caracterizadas por diferentes métodos e resultados.

Um deles é a galvanização a quente por imersão, onde o material em aço é imerso em zinco fundido a uma temperatura de cerca de 450°C. Após a retirada e o resfriamento, é possível obter materiais com uma camada metálica aderente que possui uma parte externa, constituída de zinco puro, e outras internas, constituídas de ligas ferro-zinco.

Outro método utilizado é a galvanização a frio, onde o zinco é aplicado em pó, em concentração elevada, como uma tinta, onde é possível controlar sua espessura. 

A espessura da galvanização depende essencialmente da agressividade do ambiente ao qual o material será exposto. No entanto, pequenos defeitos nesse revestimento podem ser tolerados, já que o zinco possui proteção ativa mesmo em pequenas áreas descobertas.

Na Açomais é possível encontrar diversos produtos com esse tipo de revestimento. Entre em contato conosco para saber mais e garantir a segurança e durabilidade da sua obra.

Compartilhe: