Central de atendimento. 0800 040 1212

Entendendo o processo de fabricação: saiba o que é o lingotamento contínuo do aço

O lingotamento é um processo de fabricação de aço que envolve o aquecimento de lingotes de aço bruto a uma temperatura elevada e a posterior deformação mecânica por meio de laminadores a quente. 

Esse processo é realizado para melhorar as propriedades mecânicas do aço, como a resistência à tração, dureza e dureza, bem como para produzir produtos finais com dimensões precisas, como tubos, perfis, chapas, fios, etc.

Atualmente, as usinas siderúrgicas de grande porte passaram a optar pelo lingotamento contínuo para a produção de aço, devido aos seus evidentes benefícios de produtividade, em vez do laminado estacionário convencional. Por isso, em torno de 80% da produção mundial de aço é obtida através dele. 

Este processo é mais eficiente na fabricação de aço em larga escala, o que o torna ideal para a indústria siderúrgica.

Na prática, é realizado o vazamento do aço líquido em um molde de cobre refrigerado, e assim, são obtidos materiais como barras e placas.

O lingotamento contínuo é uma variação do método de laminado a quente e é caracterizado por um processo contínuo de laminagem, sem interrupções.

Ao contrário do laminado convencional, que envolve a laminagem de lingotes individuais, o laminado contínuo permite que o aço bruto seja alimentado continuamente através dos rolos laminadores, resultando em uma produção mais eficiente e com menos desperdício. 

Quer saber mais? Entre em contato conosco e fique por dentro.

Compartilhe: