Central de atendimento. 0800 040 1212

O aço para automóveis

O aço é um dos materiais mais importantes na fabricação de automóveis, sendo amplamente utilizado em diferentes partes do veículo, desde carroceria até peças de estruturas, suportes de motores, suspensão, rodas e escapamentos. 

Existem diferentes tipos de aço utilizados na indústria automotiva, cada um com propriedades específicas para atender às necessidades de diferentes partes do veículo. 

A combinação de força, durabilidade e leveza que o aço proporciona garante a segurança dos passageiros e a resistência do veículo, sobretudo quando estamos falando de acidentes e colisões.

Na maioria das carrocerias, por exemplo, é utilizado o aço de estampagem, tipo de aço utilizado na fabricação de peças que requerem estampagem, ou seja, o processo de deformação do metal por meio de prensagem para criar uma forma específica. 

A chapa de aço galvanizado, chapa de aço carbono de densidade média ou alta que recebe um revestimento adicional de zinco, também é amplamente utilizada em carros devido à sua maleabilidade, resistência superior à corrosão e impactos.

Já o aço carbono, assim como o aço inox, é mais utilizado em modelos antigos, servindo para as bases de emendas e peças do motor.

O uso do aço na indústria automotiva é essencial para garantir a segurança e a resistência dos veículos. 

Com diferentes tipos e combinações de aço disponíveis, a indústria pode escolher o material mais adequado para cada parte do carro, garantindo a máxima eficiência e qualidade em sua fabricação.

Quer saber mais sobre o uso do aço para automóveis? Entre em contato com os nossos especialistas e siga as nossas redes sociais.

Compartilhe: