Aço é destaque na decoração com mobiliário estilo industrial - AÇOMAIS
Aço_Decoração_mobiliário_estilo_industrial

Aço é destaque na decoração com mobiliário estilo industrial

Em busca de inspiração para seus projetos de arquitetura ou serralharia? Veja como o aço é alternativa para compor ambientes com um toque rústico e ao mesmo tempo sofisticado, típico do estilo industrial!

Tendência em alta na decoração de ambientes residenciais e corporativos, o estilo industrial é incorporado tanto nos móveis e objetos, quanto em elementos como portas, esquadrias, grades e tubulações, por exemplo. Para compor o toque rústico e ao mesmo tempo moderno e sofisticado, o uso do aço é o grande destaque.

Podemos aplicar o aço ao estilo industrial em vários aspectos do projeto, desde prateleiras, mesas e estantes, até luminárias e vigas aparentes. Veja como tubos metalon, vergalhões e outros materiais podem, assim, ser alternativas diferenciadas para seus projetos arquitetônicos ou de serralharia.

O estilo industrial na decoração

Esse tipo de decoração começou entre 1950 e 1970 nos Estados Unidos, mais precisamente em Nova Iorque, quando os galpões industriais (chamados Lofts) começaram a ser utilizados como moradia, e seus aspectos estruturais acabaram incorporados ao estilo de decoração desses ambientes.

No mobiliário, o estilo industrial é aplicado nas cores e na forma dos materiais utilizados, como estruturas de ferro ou aço e madeira bruta, por exemplo. Predominantemente, as cores são neutras, como preto, branco e cinza, assemelhando-se ao concreto. Além do aço, também é muito utilizada a madeira, muitas vezes com pouco acabamento.

Como deixar sua decoração mais ao estilo industrial?

Aço_Decoração_mobiliário_estilo_industrial_2

Vigas de aço e concreto aparente

Como a ideia geral é deixar o ambiente mais neutro e com a aparência mais bruta, uma boa saída é deixar algumas das vigas de aço aparentes, o mesmo serve para colunas e laje. Outra característica muito utilizada é a aplicação do cimento queimado em pisos e paredes.

Tubulações expostas

Por reproduzir o ambiente encontrado nos galpões, manter à mostra as tubulações de água, gás e eletricidade é uma excelente saída. Assim, as mantenha na cor original ou pintadas na cor da parede. Se a sua intenção é ousar e deixar o ambiente ainda mais moderno, opte então por cores em tons metálicos.

Móveis em Serralheria

Abuse dos móveis com estruturas metálicas de aço e tubulações. Acabamento em vidro e madeira rústica também são ótimas opções.

Mobiliário estilo industrial para cada ambiente

Cozinha

Nesse ambiente, o aço cai muito bem para sair da decoração tradicional, além da facilidade na hora da limpeza. Armários com estruturas metálicas e acabamento em vidro garantem leveza e modernidade. A junção da madeira com o metal também é uma ótima opção, tanto nos móveis como mesas e bancadas, quanto nas luminárias, por exemplo.

Um bom acessório decorativo incorporado à cozinha é uma adega de parede. Existem diversas opções disponíveis no mercado. Então, uma boa ideia para criação de adegas em estilo industrial é a utilização de vergalhões para montar sua estrutura.

Adega_vergalhões_estilo_industrial

Uma estante suspensa para armazenar vasilhas de condimentos e temperos também é uma alternativa interessante. Ela pode ser de madeira, estruturada por tubos de metalon.

Quartos

Nos quartos, as opções também são inúmeras, a começar pela estrutura das camas. Produzidas em serralharia a partir de tubos de aço, são simples e deixam o ambiente mais leve. Incorpore a esse conceito um dossel no estilo Boho, e coloque uma cortina leve ou luzes. Traz um ar mais lúdico e jovial.

Assim, é possível criar, também, uma estrutura semelhante a uma arara para o armazenamento de roupas, feita apenas com tubulações de aço. Para quem gosta de praticidade, uma estante aberta é ótima para substituir os guarda-roupas convencionais e sapateiras.

Para aqueles que possuem pouco espaço, uma divisória metálica no quarto pode dividir o ambiente para que você tenha um espaço exclusivo para trabalhar ou estudar, sem perder o estilo e sem a sensação de que está trabalhando direto da cama.

Seguindo o conceito decorativo, uma escrivaninha feita de tubos de aço com um tampo de madeira deixará o quarto harmonioso e chique.

Banheiros

Aplique a proposta na construção dos lavatórios, instalados em uma estrutura de metalon ou até mesmo de tubulações conectadas, como suporte tanto para a pia, quanto para uma prateleira prática de vidro ou madeira.

Para dividir o espaço que fica entre o lavatório e o chuveiro, é possível acrescentar uma estante de metal e vidro, sem portas. O uso de caixas ou cestos organizadores combina muito com a lógica desse estilo.

Os acessórios de banheiro também são adaptáveis. Assim, utilize os mesmos materiais e crie o toalheiro, o porta papel higiênico, e até mesmo uma pequena estante minimalista e coloque ao lado ou acima do vaso sanitário, por exemplo.

Banheiro_estilo_industrial

Outra boa sacada para introduzir elementos industriais na decoração do seu banheiro é a utilização do aço na confecção do box do chuveiro, como grandes esquadrias que reproduzem uma janela, criando um elemento de destaque cheio de modernidade.

Sala de estar e escritório

Nesses ambientes, as possibilidades são ainda maiores. Tanto na sala, quanto nos escritórios, é possível harmonizar uma estante feita com barras metálicas, madeira ou chapas, para o armazenamento de livros e objetos diversos. O mesmo serve para criar um rack para televisão e eletrônicos. Assim, o uso de vergalhões é uma alternativa elegante e moderna.

A vantagem de criar mobiliário em serralheria é que ele pode se adaptar a cada ambiente de acordo com o espaço que você tem disponível. Para o armazenamento de itens menores, é possível criar uma estante estreita, ou um conjunto de prateleiras, por exemplo.

Para ambientes integrados, como Lofts ou Studios, as divisórias seguem sendo uma opção bonita e elegante para separar cômodos sem parecer forçado ou “emparedado” demais.

Caso você precise de aço para trabalhar nos seus projetos de arquitetura ou serralharia, conte com a praticidade do nosso Orçamento Online. Quer acompanhar nossas próximas publicações no blog? Então, inscreva-se agora mesmo em nossa newsletter e receba nossos próximos conteúdos em primeira mão!


Post comment

UA-93187324-5