Aços Planos: principais produtos e utilizações - AÇOMAIS
Aços Planos - principais produtos e utilizações

Aços Planos: principais produtos e utilizações

Saiba como bobinas, chapas e outros produtos oriundos dos Aços Planos podem ser utilizados em diferentes segmentos do mercado

Você sabia que a venda de Aços Planos no Brasil cresceu 9,6% em 2019? Ao todo, foram 3,39 milhões de toneladas comercializadas no ano, segundo o Instituto Nacional dos Distribuidores de Aço (Inda). Ainda de acordo com a entidade, 2020 deve registrar novo aumento na compra e venda, estimado em 5%.

Para saber mais detalhes sobre os Aços Planos e suas diferentes aplicações, não deixe de ler até o fim este artigo da AÇOMAIS. Somos uma das maiores distribuidoras de ferro e aço na região Nordeste, com cobertura nos estados de Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe.

O que são Aços Planos?

Uma das maneiras de classificar os grupos de aço é pela sua forma geométrica. Afinal, são mais de 3.500 tipos existentes atualmente. Isso para atender da maneira mais eficiente possível os diferentes segmentos do mercado.

A principal característica dos Aços Planos é a de terem a largura extremamente superior a espessura. Para a fabricação, o material semiacabado passa pela compressão de dois cilindros – processo chamado de lingotamento. Como resultado temos placas que servem para a produção de diversos produtos secundários.

Dentre os principais itens oriundos dos Aços Planos estão:

  • bobinas;
  • chapas;
  • lambris;
  • tubos;
  • telhas;
  • perfis dobrados.

Diferentes tipos de laminação

Aços Planos - Laminação

Para a produção de alguns produtos da categoria, são empregados diferentes processos de laminação, que podem ser a quente ou a frio, dependendo da utilidade da peça final.

1. Aços planos laminados a quente

As bobinas que passam pelo processo de laminação a quente resultam em chapas posteriormente cortadas (desbobinamento). Elas servem como matéria-prima para aplicações estruturais, tubos metálicos, estampagem, produção de autopeças, por exemplo.

2. Aços planos laminados a frio

Neste processo, como resultado temos materiais flexíveis como chapas finais, tiras ou folhas de aço. Esquadrias, automóveis e eletrodomésticos são exemplos de produtos fabricados com utilização de aços planos laminados a frio.

Sobre o Aço Galvanizado

Nos últimos anos, novos processos químicos foram criados para fabricar materiais em aço com características específicas. Um deles é o da galvanização, por exemplo. Galvanizar é revestir o aço com um composto de três elementos:

  • 55% de alumínio;
  • 43,5% zinco;
  • 1,5% de silício.

Como resultado da galvanização, uma chapa de aço com muito mais durabilidade e resistência à corrosão atmosférica. Esse tipo de aço é ideal para telhas laterais e horizontais, como também para a indústria automobilística.

Saiba mais sobre a versatilidade dos Aços Planos

Como vimos neste artigo, os Aços Planos são utilizados por diferentes segmentos para as mais variadas finalidades. Assim, caso deseje mais detalhes sobre os produtos e suas diferentes aplicações, basta falar com um dos nossos consultores especializados.

E que tal receber os conteúdos do nosso blog em primeira mão em seu email? Para isso, é só preencher o formulário abaixo para assinar a nossa newsletter. Prometemos não enviar spam, ok? Apenas materiais relevantes para você. Portanto, não deixe de se cadastrar e até o próximo artigo!


Post comment

UA-93187324-5