Armazém de Construção: como aumentar a lucratividade na sua loja
Armazém de Construção - como aumentar a produtividade

Armazém de Construção: como aumentar a lucratividade na sua loja

Vendas de materiais de construção em alta! Para aproveitar o bom momento no setor e aumentar a lucratividade no seu armazém de construção, alguns processos são fundamentais. Confira as dicas!

Você é dono de um armazém de construção? Então deve estar em busca de maneiras para aumentar o volume de vendas neste momento, não é mesmo? É tempo de correr atrás para minimizar os prejuízos da pandemia e conquistar uma maior lucratividade.

Neste artigo da AÇOMAIS, você verá quais são os quesitos fundamentais para garantir o sucesso da sua loja de material de construção. Portanto, não deixe de ler até o final!

Vendas de materiais de construção em alta

Segundo levantamento da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), em parceria com o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV), 54% dos donos de lojas de materiais de construção perceberam aumento nas vendas nos últimos meses.

Pequenas obras e reformas são responsáveis pelo aquecimento do setor e a expectativa é de que as vendas sigam em alta, pelo menos, até o final de 2020. Com a grande procura, uma elevação nos preços também já é uma realidade no segmento.

Se você é dono de um armazém de construção e quer aproveitar o bom momento para alavancar os negócios, então confira nossas dicas!

Gestão do ambiente do Armazém de Construção

Antes de tudo, procure proporcionar uma boa circulação dos clientes no seu armazém de construção. Além de limpo, procure manter essas boas práticas na organização da área de vendas:

  1. Departamentos: com o auxílio de expositores e prateleiras, crie corredores que facilitem a condução dos clientes de maneira fácil e intuitiva. É indicado organizar os setores com produtos expostos por ordem de preço ou tamanho. Não crie obstáculos para a condução no interior da loja.
  2. Iluminação: spots podem ser utilizados para melhorar a iluminação de alguns setores, destacando produtos sem incomodar a vista do cliente ou danificar materiais sensíveis.
  3. Fundos da loja: área indicada para o atendimento de serviços e entrega de produtos de compra obrigatória. Na retaguarda da loja você pode posicionar os caixas, caso não fiquem no início. Isso melhora ainda mais a circulação dos clientes.

Relacionamento com fornecedores

Uma boa relação é aquela onde os dois lados saem ganhando. Com isso, procure produzir um documento contendo os critérios, requisitos e especificações para a aquisição de mercadorias. Assim, tudo ficará às claras e será possível, também, avaliar os seus fornecedores em aspectos lógicos.

Esses critérios precisam ficar claros para ambas as partes, assim como também feedbacks quando julgar necessário. Aqui na AÇOMAIS, por exemplo, nosso time é orientado a acolher a analisar as respostas dos nossos clientes. Isso faz com que possamos manter um atendimento mais personalizado e o padrão de qualidade.

Gestão do estoque

O ideal é ter o controle de estoque por meio de um software de ERP específico para essa finalidade. Mas, fundamental mesmo é que seja rígido o controle de entradas e saídas e quanto os produtos no estoque valem. Esse controle deve contemplar alguns quesitos obrigatórios:

  • quantidade e data de entrada e saída;
  • valor de entrada e saída de cada produto;
  • código e descrição da mercadoria;
  • limite mínimo para a reposição.

Assim, um bom controle permitirá a você otimizar o investimento com o estoque, fazer estimativas de vendas, projetar com antecedência os pedidos aos fornecedores e criar ofertas em momentos propícios.

Controle financeiro

Visando facilitar o levantamento de recursos financeiros necessários às operações do armazém de construção, é preciso manter alguns controles na rotina. Por exemplo:

  • controle de caixa;
  • projeção do fluxo de caixa a médio prazo;
  • movimentações de banco;
  • contas a receber;
  • contas a pagar.

Dessa maneira, é possível empregar melhor os recursos financeiros do armazém de construção. Além de facilitar o cumprimento de responsabilidades e a realização de investimentos, por exemplo.

Para poder calcular adequadamente a lucratividade da sua loja de material de construção, é preciso ficar atento a três quesitos:

  1. Custo dos produtos: tenha muito bem organizado o gasto para a aquisição de cada produto da sua loja de material de construção. Assim, fica mais fácil aproveitar oportunidades junto aos seus fornecedores.
  2. Despesas fixas: salário dos funcionários, aluguel, contador, energia são exemplos de despesas que não variam substancialmente de um mês para o outro.
  3. Despesas variáveis: gastos que variam de acordo com a quantidade de vendas. Por exemplo, os impostos e as comissões aos vendedores.

Como medir a lucratividade do armazém de construção

Para analisar a lucratividade do seu armazém de construção você precisará identificar a Margem de Contribuição. Ou seja, a diferença entre a Receita Total (vendas) e seus Custos e Despesas Variáveis.

Como explica o Sebrae, essa Margem de Contribuição é a parcela da receita total que ultrapassa os custos e despesas variáveis e que contribuirá para cobrir as despesas fixas e, ainda, formar o lucro.

Antes de mais nada, você precisa saber qual o ponto de equilíbrio, respondendo a seguinte proposição: Quanto terei de faturar para conseguir pagar os meus custos e despesas totais?

O ponto de equilíbrio pode ser calculado da seguinte maneira:

PE = (DF/MC)X VT

Onde:
VT = Vendas totais:
PE = ponto de equilíbrio:
DF = Despesas fixas:
MC = Margem de contribuição.

Como vimos então, além de alguns processos de organização do ambiente e gestão do estoque, é preciso controlar bem as finanças, saber qual o ponto de equilíbrio e como calcular a lucratividade do seu armazém de construção.

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