5 ferramentas para serralharia indispensáveis - AÇOMAIS
Ferramentas para serralharia indispensáveis

5 ferramentas para serralharia indispensáveis

Já trabalha como serralheiro ou planeja iniciar na profissão? Conheça as ferramentas para serralharia essenciais para trabalhar com profissionalismo e eficiência!

Oferecer produtos de boa qualidade, com preço acessível e pontualidade nas entregas aos clientes. Para o Sebrae, esses são os três pilares básicos para que profissionais serralheiros tenham sucesso no ramo. Então, aqui neste blog post, falaremos um pouco sobre as principais ferramentas para serralharia.

Se você é dono de uma pequena empresa do setor ou profissional autônomo, não deixe de ler até o final. Além das nossas dicas para você aumentar a produtividade, na AÇOMAIS você conta com nosso amplo catálogo de materiais para serralheiros para trabalhar com a máxima qualidade.

Principais matérias-primas para serralheiros

Ferramentas para serralharia - matérias-primas

Grades, portões, portas, janelas e outras estruturas metálicas. Para se fabricar os mais variados produtos de serralharia, uma série de matérias-primas em aço, ferro e outros materiais são utilizados. Então, veja alguns exemplos:

  • tubos;
  • chapas;
  • barras;
  • perfis;
  • cantoneiras;
  • baguetes;
  • alavancas e puxadores;
  • tintas.

Agora que você já viu as principais matérias-primas, então confira as ferramentas para serralharia indispensáveis para trabalhar com profissionalismo e eficiência. A seguir, apresentaremos as mais usuais para a fabricação dos produtos mais solicitados pelos consumidores.

Ferramentas para serralharia que não podem faltar

1. Transformador ou Inversora de Solda

Uma inversora de solda possui basicamente a mesma função dos transformadores, mas com uma tecnologia mais moderna, compacta e eficiente. Com ela, é possível realizar soldas mais macias e com muito menos respingos. Na hora de adquirir, é importante ficar atento ao chamado ciclo de trabalho do equipamento. Ou seja, quanto tempo ela pode soldar sem ter que ser desligada.

Caso em sua serralharia você não realize soldas com tanta frequência diariamente, você pode optar por uma inversora mais modesta ou mesmo uma tradicional transformadora de solda.

2. Esmerilhadeira

Usada para cortar, lixar, retirar ferrugem e sujeira de superfícies, além de dar acabamento aos materiais. Para isso, você conta com diferentes tipos de discos:

  • disco de corte – para cortar aço, metal, pedras e outros;
  • de desbaste – além de retirar rebarbas e imperfeições, é utilizado para lixar e dar acabamento;
  • disco flap – lixa feita de nylon, é capaz de remover tinta, ferrugem e soldas.

3. Serra Tico Tico

Com uma lâmina serrada extremamente afiada, faz cortes de até 45 graus com extrema precisão, inclusive em curvas e ângulos detalhados. Com lâminas mais largas ou estreitas, são extremamente eficientes no corte de madeiras e outros materiais.

4. Furadeira de impacto

Utilizada para fazer perfurações em peças de ferro, aço e concreto. Com potência maior do que as furadeiras comuns, mas sem comprometer o material na hora de perfurar.

5. Lixadeiras

Para um serviço de alta qualidade profissional, você precisará de uma lixadeira específica para cada finalidade. Portanto, conheça variados tipos:

  • lixadeira orbital: para grandes superfícies ou que contenham ângulos;
  • roto-orbital: para superfícies planas;
  • lixadeira de cinta: para o tratamento ou desbaste de metais, madeira ou plástico;
  • delta: ferramenta auxiliar para chegar em cantos ou arestas que as outras lixadeiras não chegam, por exemplo.

Aumente a produtividade e tenha mais lucros

Já apresentamos a você as principais matérias-primas e ferramentas para serralharia. Elas são as mais utilizadas no dia a dia dos autônomos e pequenas empresas. Para começar a fazer trabalhos mais rebuscados, você sentirá falta de outros equipamentos. Mas, isso é assunto para um próximo artigo.

Nossa dica final aqui é: busque aumentar a produtividade sem perder a qualidade! Assim, você poderá receber mais pedidos e, como resultado, lucrar mais a cada mês, satisfazendo seus clientes.

Acompanhe nosso blog para conferir dicas relevantes para serralheiros e outros profissionais que trabalham com ferro e aço. Gostou deste conteúdo? Então assine a nossa newsletter e receba em primeira mão nossos próximos artigos no seu email.


Post comment

UA-93187324-5