Malha Pop: como e por que utilizar na obra - AÇOMAIS

Malha Pop: como e por que utilizar na obra

A malha pop em projetos de engenharia de obras residenciais garante maior rapidez e menos imprevistos como trincas e fissuras. Conheça todas as vantagens para a construção de pisos e lajes!

Um bom projeto de engenharia para uma pequena obra residencial propicia a execução com maior rapidez, segurança e qualidade no resultado. Na hora de construir estruturas pré-moldadas e lajes em concreto armado, a malha pop é uma solução com excelente ancoragem e aderência do concreto ao aço.

Não é à toa que a malha pop é tão utilizada na construção popular. Veja as principais características e vantagens de utilizar aqui neste blog post da AÇOMAIS – uma das principais distribuidoras de ferro e aço do Nordeste.

Malha pop: principais características

Malha pop - principais características

Estrutura metálica pré-fabricada, a malha pop é um tipo de armadura de aço modelada por fios transversais e longitudinais, sobrepostos e soldados em todos os pontos de cruzamento. Ela é destinada a pequenas obras populares residenciais ou comerciais.

Produzidas com aço CA-60 nervurado, conforme Norma NBR 7481, existem quatro diferentes tipos, de acordo com a necessidade da obra. Todas possuem o tamanho de 2X3 metros:

1. Malha leve

Malha com distanciamento entre fios de 20X20cm, com vergalhão CA60 de 3.4mm, é utilizada em lajes pré-fabricadas ou treliçadas de cobertura, contrapisos e calçadas.

2. Malha média

Malha com distanciamento entre fios de 15X15cm, com vergalhão CA-60 de 3.4mm, indicada para lajes pré-fabricadas ou treliçadas de pisos de residências, e placas pré-moldadas para execução de muros.

3. Malha reforçada

Malha com distanciamento entre fios de 15X15cm, com vergalhão CA-60 de 4.2mm, utilizada para pisos de concreto de residências, escritórios, quadras, garagens e estacionamentos.

4. Malha pesada

Malha com distanciamento entre fios de 10X10cm, com vergalhão CA-60 de 4.2mm, pode ser utilizada na construção de piscinas, pisos de concreto para postos de gasolina ou depósitos, por exemplo.

Aqui na AÇOMAIS temos especialistas técnicos que podem orientar você na escolha da malha pop mais indicada para o seu projeto.

Resumo de como instalar e concretar

Inicialmente deve ser feita a devida terraplanagem e uma boa compactação do solo, colocando em seguida uma camada de brita para evitar o contato direto da tela com o solo. Após posicionar todas as tubulações e armações de aço, o solo deve ser molhado e então é feita a concretagem. A quantidade de material utilizado irá depender do cálculo do volume do contrapiso.

Após a cura do concreto, certifique-se a área não possui fissuras ou furos onde se possa ver a estrutura metálica, para então realizar a aplicação de argamassa e dar continuidade à obra.

Vantagens da malha pop na execução da obra

As malhas são entregues prontas para serem utilizadas na obra. Assim, garantem uma maior agilidade na execução e cumprimento do prazo de finalização. Além da excelente ancoragem e aderência do aço ao concreto, você evitará alguns imprevistos como:

  • trincas;
  • fissuras;
  • embarrigamentos.

Além disso, a utilização da malha pop assegura também que tanto lajes quanto pisos tenham uma boa resistência e sejam seguros, confiáveis e duráveis. Viu como elas só trazem benefícios para que o seu projeto de engenharia seja executado de maneira mais rápida, prática e econômica.

Na AÇOMAIS você tem a disposição os quatro tipos de malha pop – leve, média, reforçada e pesada –, além de outras telas soldadas para construir fundações, pisos industriais, lajes de concreto armado, revestimentos de túneis, paredes de concreto e estruturas pré-moldadas

Gostou do nosso conteúdo? Então aproveite agora para assinar a nossa newsletter e receber nossos próximos materiais em primeira mão na sua caixa de email!


Comment on "Malha Pop: como e por que utilizar na obra"

  1. Fábio mota 26/05/2020 Responder

    Gostaria de saber o valor d telha de 9 mt

    • AÇOMAIS 02/06/2020 Responder

      Olá Fábio! Tudo bem?
      Olha, você pode solicitar orçamento aqui.
      Caso tenha alguma dúvida é só perguntar.

Post comment

UA-93187324-5