O uso de Perfis Estruturais I e H na indústria e construção civil - AÇOMAIS

O uso de Perfis Estruturais I e H na indústria e construção civil

Conheça os principais benefícios dos Perfis Estruturais nos formatos I e H em obras robustas e na fabricação de máquinas e equipamentos

Tanto na indústria mecânica em geral quanto na construção civil, contar com um material leve e ao mesmo tempo resistente é extremamente vantajoso. É o caso dos Perfis Estruturais nos formatos I e H, utilizados de maneira versátil em ambos os segmentos.

Neste artigo da AÇOMAIS, você verá as principais características, benefícios e aplicações dos Perfis Estruturais I e H. Leia o conteúdo até o final para saber tudo.

O que são os Perfis Estruturais?

Os Perfis Estruturais são vigas feitas de aço laminados em diferentes formatos e tamanhos. São utilizados na montagem de estruturas metálicas, na indústria mecânica em geral e na construção civil, seja na fundação ou na estruturação de edificações robustas.

Dentre os Perfis Estruturais existentes, destacamos aqui o Perfil I e o Perfil H. Eles possuem mesas paralelas ligadas por um eixo central, com ampla variedade de bitolas, de 150 a 610 mm (6 a 24 polegadas).

Ambos são produzidos a partir de aço de alta resistência e possuem composição química e propriedades mecânicas uniformes. Dessa maneira, são ótimas soluções para montar ligações, acabamentos estruturais e encaixes.

Perfil Estrutural I

Perfis Estruturais - Perfil I

Com um eixo central maior e as laterais mais estreitas, seu formato e a alta capacidade de resistência e inércia os torna ideal para ser usado como estacas, por exemplo. Suas abas podem ser paralelas ou inclinadas, a depender da utilização.

Perfil Estrutural H

Perfis Estruturais - Perfil H

Formado por duas abas paralelas mais largas e reforçadas, o Perfil H é muito utilizado para suportar cargas de grande peso. O rebordo mais largo permite a ligação por meio de parafusos ou outros componentes de fixação.

Principais aplicações dos Perfis I e H

Os Perfis Estruturais são comumente utilizados como parte da estrutura de edifícios de múltiplos andares, na construção de viadutos e pontes, na fabricação de monovias, na composição de vigamentos, escoramentos, guias, em estruturas de suporte para vigas, pilares, marquises e mezaninos.

Mas não é só na construção civil que os Perfis Estruturais se destacam. Tanto o Perfil I quanto o Perfil H também são amplamente utilizados pela indústria mecânica geral, em implementos agrícolas e rodoviários, chassis de caminhões e ônibus, e como componentes de máquinas e equipamentos.

Benefícios dos Perfis Estruturais

Como vimos acima, os Perfis Estruturais I e H podem ser utilizados de maneira versátil em uma ampla variedade de empreendimentos. Conheça agora os benefícios que cada um deles traz para os projetos.

Perfil I:

  • suportam grandes níveis de esforço de tração e compressão;
  • por ser uma peça leve, diminui o peso da estrutura e, consequentemente, os custos da obra;
  • otimiza a utilização dos espaços disponíveis para a obra;
  • oferece um canteiro de obras com menos trânsito de materiais;
  • possibilita um modelo de construção mais limpo;
  • não comprometem a estética das obras;
  • aumento na produtividade e, consequentemente, redução do tempo de construção.

Perfil H:

  • agiliza o processo da obra, já que o seu formato facilita a fixação e montagem das estruturas;
  • reduz o desperdício;
  • por ser um material resistente e, ao mesmo tempo, leve, reduz o peso da obra;
  • oferece um acabamento plano;
  • seu formato simplifica o processo de alinhamento e junção das peças que formarão a estrutura;
  • sua utilização facilita os cálculos feitos pelos engenheiros civis;
  • caso seja necessária uma ampliação ou reforma, o perfil H simplifica os processos da nova obra.

Agora você já conhece as principais características, aplicações e vantagens dos Perfis Estruturais nos formatos I e H. Caso precise realizar cotações para os seus projetos, você conta com a facilidade da nossa página de Orçamento Online. A AÇOMAIS é uma das principais distribuidoras de aço e ferro no Nordeste.

Esse nosso artigo foi útil para você? Então aproveite e inscreva-se agora mesmo em nossa newsletter para conferir nossos materiais em primeira mão. Receba conteúdos relevantes com informações e novidades do nosso segmento.


Post comment

UA-93187324-5