Sapatas na fundação de pequenas obras: saiba tudo! - AÇOMAIS

Sapatas na fundação de pequenas obras: saiba tudo!

Entenda a importância do uso de sapatas na fundação de pequenas obras e as principais vantagens para seu projeto ficar 100% seguro

Na hora de construir a fundação de uma pequena obra, conhecer bem a função das sapatas de concreto é essencial. Afinal, saber trabalhar adequadamente com elas é o que garante a segurança necessária para o projeto.

Pronto para saber tudo sobre o uso de sapatas? Então leia este artigo da AÇOMAIS até o final e otimize o seu trabalho!

A função das sapatas

Sapatas em fundações - como utilizar

As sapatas são estruturas simples de sustentação pré-fabricadas com vergalhões CA50 superpostos, cortados e soldados em 06 dimensões. A função delas é distribuir as tensões atuantes sobre uma fundação. Ou seja, elas sustentam o peso da construção, distribuindo as cargas dos pilares sobre o terreno.

Assim, as sapatas de concreto armado são indicadas, principalmente, para construções em solos compostos com argila rija, e garantem total segurança na criação de colunas de sustentação da alvenaria.

No catálogo da AÇOMAIS, você encontra sapatas com as seguintes especificações:

  • 60X60cm – 5/16” – 06 fios leve – (CA50 8.0mm);
  • 60X60cm – 5/16” – 08 fios Pesada (CA50 8.0mm);
  • 80X80cm – 5/16” – 08 fios (CA50 8.0mm);
  • 60X60cm – 3/8” – 06 fios leve – (CA50 10.0mm);
  • 60X60cm – 3/8” – 08 fios Pesada – (CA50 10.0mm);
  • 80X80cm – 3/8” – 08 fios – (CA50 10.0mm).

Primeiramente, na hora de adquirir sapatas para trabalhar na execução do projeto, é fundamental verificar as normas NBR 6122:2019 e NBR 6118:2014. Com conhecimento e produtos de qualidade, evitam-se imprevistos e riscos de segurança, por exemplo.

Como usá-las na execução da obra

Antes de tudo, é preciso ter em mãos o projeto de fundações. A partir dele, dá-se início às escavações do terreno, seguindo as dimensões e cotas indicadas para inserção das sapatas. Veja agora como seguir a execução da obra em 5 passos:

  1. Aplique uma camada de concreto magro no solo já escavado e compactado (5cm, no mínimo), com chapisco de concreto nas laterais.
  2. Após preparar a vala, faça a marcação dos pilares de acordo com as indicações do projeto, utilizando estacas de madeira.
  3. Coloque espaçadores na superfície de apoio e insira a armadura. Depois, fixe os arranques dos pilares com arames de aço.
  4. Com isso, é hora de realizar a concretagem da sapata e aguardar a cura do concreto.
  5. Para finalizar, faça a desforma da sapata e o reaterro da cava, atento a qualquer deformação que possa comprometer a segurança da construção.

Vantagens da utilização de sapatas

Agora que você já viu a função e como utilizar as sapatas na construção de fundações em uma pequena obra, conheça abaixo as principais vantagens de utilizá-las:

  • Baixo custo e rápida execução;
  • Não requer escavações profundas;
  • Dispensam o uso de equipamentos específicos;
  • Não necessitam de grande quantidade de concreto;
  • Garantem segurança e maior absorção de carga.

Viu como o uso de sapatas é importante e benéfico na construção de fundações? Caso tenha dúvida na hora de adquirir as mais adequadas para o seu projeto, não se preocupe! Na AÇOMAIS, temos um time de especialistas capacitados para lhe dar todo o suporte. Assim, você evita contratempos na hora de executar o serviço ou até mesmo devoluções.

Caso este artigo tenha sido útil para você, não deixe de assinar a nossa newsletter e receba nossos próximos conteúdos em primeira mão! Basta preencher os campos abaixo, ok?


Post comment

UA-93187324-5