Serralheiros: como equilibrar estoque e produção para vender mais
Serralheiros - Dicas estoque e produção

Serralheiros: como equilibrar estoque e produção para vender mais

Serralheiros com uma boa gestão de estoque e produção se destacam no mercado, atendendo a mais pedidos e aumentando a lucratividade. Confira dicas!

As vendas no segmento de serralharias surpreenderam positivamente nos últimos tempos, o que levou muitos serralheiros e donos de serralharia a otimizarem suas metodologias no controle de estoque, a fim de atender aos consumidores com maior eficiência.

Se você é serralheiro e quer organizar melhor sua serralharia para atender a mais pedidos, sem atrasos ou perda na qualidade, leia nosso artigo até o final e aumente sua lucratividade.

Aspectos que os serralheiros precisam levar em conta

Estoque

Ao mesmo tempo em que negocia um projeto com cada novo cliente, o gestor da serralharia precisa analisar seu estoque e verificar a quantidade de material disponível. Isso ajuda a programar a reposição de matérias-primas, pesquisando um fornecedor que traga o melhor custo-benefício para a produção e composição do preço final do projeto.

Recomenda-se que o estoque dos produtos em uma pequena serralharia seja reduzido, visando gerar o menor impacto na destinação de capital de giro. Esse estoque mínimo deve ser calculado levando-se em conta o número de dias entre o pedido de compra e a entrega dos produtos em sua serralharia. É preciso estar atento e verificar sempre com o fornecedor qual o prazo médio para essa entrega.

Produção

A disposição das máquinas e ferramentas dentro da serralharia devem proporcionar um melhor fluxo entre as máquinas, o estoque e o armazenamento das peças. Isso gera uma maior rapidez nas atividades, consequentemente maior produtividade no trabalho.

[DICA: conheça 5 ferramentas para serralharia indispensáveis]

Além de pensar na circulação, é importante pensar em um local de apoio para armazenar as peças finalizadas. O ideal é que seja próximo ao acesso de saída dos produtos para facilitar o transporte dessas peças.

Equilíbrio na rotina de pedidos, produção e entregas

De um modo geral, lidar com o equilíbrio no controle de estoque de uma serralheria não parece ser algo muito complexo. No entanto, é preciso dar atenção a algumas variáveis que impactam a médio e longo prazo no processo de pedidos, produção e entregas.

Essas variáveis podem e devem ser acompanhadas de perto, a partir de dois importantes indicadores de desempenho:

  1. Giro dos estoques: é o número de vezes em que o capital investido é inteiramente recuperado por meio das vendas. Esse indicador costuma ser medido dentro do período de um ano. Ele é essencial para planejar compras de materiais em maior volume e que são amplamente utilizados na rotina da serralharia.
  2. Cobertura dos estoques: é a indicação da quantidade de tempo em que o estoque conseguirá suprir novos pedidos, sem que haja necessidade de realizar novas compras.

Aço e ferro para seus projetos

A AÇOMAIS possui um amplo catálogo de materiais para pronta-entrega, com atendimento e logística rápida para serralharias. Sempre que precisar fazer cotações, entre em contato com nossos vendedores ou acesse a nossa página de Orçamento Online.

Agora que você já conferiu nossas dicas, não deixe de pôr em prática! Aproveite agora e inscreva-se em nossa newsletter para receber nossos próximos conteúdos em primeira mão.


Post comment

UA-93187324-5