Steel Deck: por que utilizar na construção de lajes - AÇOMAIS

Steel Deck: por que utilizar na construção de lajes

Confira as vantagens da utilização de Steel Deck em projetos de arquitetura e engenharia e construa lajes com muito mais facilidade!

A integração de chapas metálicas denominadas Steel Deck com o concreto começou a ser empregada por engenheiros norte-americanos, a partir da primeira metade do século XX, na construção de lajes. Antes, era utilizada uma fôrma de aço, mas sem haver a integração direta com o concreto.

Quer saber todos os detalhes sobre essa vantajosa solução para projetos de arquitetura e engenharia? Então, não deixe de ler este blog post da AÇOMAIS até o final.

O que é Steel Deck?

Estrutura Steel Deck

É um sistema de aço galvanizado perfilado que trabalha tanto quanto fôrma na hora de produzir a laje, quanto como uma armadura positiva após a cura do concreto.

O aço, excelente material para trabalhar a tração, é utilizado no formato de uma telha trapezoidal e possui uma ótima durabilidade, podendo ser pintado ao final da obra.

Composição técnica do Steel Deck

Fabricado com o aço ZAR280, com resistência estrutural, o Steel Deck comercializado pela AÇOMAIS está em consonância com as políticas de desenvolvimento sustentável estabelecidas no mercado mundial e atende à norma NBR 7008/2012. Você pode solicitar um orçamento aqui.

Também denominada telha fôrma colaborantes, são fabricadas sob medida, de acordo com cada projeto, podendo ter o comprimento máximo de até 12 metros. Além disso, as bobinas utilizadas como matéria prima possuem o revestimento Z275 – 275 g/m² de zinco, sem adição de chumbo.

Para garantir uma resistência superior contra corrosão atmosférica, o Steel Deck pode ser pintado eletrostaticamente em sua face inferior, melhorando assim sua estética e vida útil.

Vantagens da utilização na obra

Ágil e de fácil manuseio e posicionamento, o Steel Deck é uma solução de laje mista de peso menor que os outros sistemas construtivos de pisos. Sua estrutura elimina os custos com a desforma e reduz significativamente os resíduos da obra. Outras vantagens da sua utilização são:

  • Dispensa de utilização de fôrmas de madeira;
  • Dispensa do uso de escoras;
  • Facilidade de passagem de dutos e fixação de forros;
  • Maior agilidade no processo construtivo.

Passos para a montagem e concretagem

Steel Deck - montagem

A estrutura Steel Deck pode ser utilizada em obras comerciais, industriais e residenciais. Na hora de instalar, as placas metálicas são içadas até a posição final das lajes. Após serem posicionadas sobre as vigas, é feito o alinhamento e a fixação com conectores do tipo STUD BOLT.

Já a união entre as telhas fôrma se dá por meio dos encaixes tipo “macho e fêmea”, existente no próprio DECK, adicionando-se a utilização de parafusos autobrocantes ou rebites. No momento da concretagem, o indicado é que seja realizada em faixas, evitando-se o acúmulo de concreto em um único ponto. Após isso, é necessário aguardar o tempo de secagem, indicado pelo fabricante.

É assim que o Steel Deck possui um excelente custo-benefício em projetos de arquitetura e engenharia. Esperamos que este artigo tenha sido útil para você. Caso deseje receber nossos próximos conteúdos em primeira mão, preencha seus dados abaixo e assine a nossa newsletter!


Post comment

UA-93187324-5