Tendências da Construção Civil para 2021 - AÇOMAIS
Tendencias da Construção Civil para 2021

Tendências da Construção Civil para 2021

Confira as principais tendências da Construção Civil para 2021 e, mesmo que algumas inovações não estejam no foco da sua empresa, estar atento ao mercado cada vez mais acirrado é fundamental!

O ano de 2020 foi atípico para toda a economia por causa da pandemia de COVID-19. Em contrapartida, o ano de 2021 deve ser marcado pelo início da retomada da economia, e na Construção Civil não é diferente.

Segundo estimativas de instituições como o Fundo Monetário Internacional (FMI) e a Federação Interamericana da Indústria da Construção (FIIC), o setor deve crescer acima dos 3% na América Latina. Nesse contexto, as obras públicas ganharão papel de destaque.

As empresas de Construção Civil precisam constantemente se adaptar para acompanhar as novas tecnologias e inovações e, assim, se manterem competitivas no mercado. Confira quais as tendências que vão marcar o ramo da Construção Civil em 2021 e esteja pronto para inovar nos seus empreendimentos.

Building Information Modeling

O Building Information Modeling (BIM) é o principal destaque da Construção Civil para 2021. Isso porque é um recurso não apenas útil, como se tornará obrigatório para obras públicas a partir do ano que vem, por conta de uma nova norma da ABNT.

Mesmo que o seu negócio não atue em obras públicas, adotar o BIM é vantajoso. Afinal, ele é composto por métodos e recursos que unem as informações de todas as etapas da obra em um único modelo 3D.

Com ele é possível verificar a posição de cada detalhe da obra, como canos, paredes e a fiação, e ainda calcular a quantidade de material e mão de obra necessária. O BIM facilita todo o processo de construção e permite localizar erros na fase inicial, reduzindo o retrabalho e o desperdício.

Construções sustentáveis

A sustentabilidade é um assunto que permanece em alta e a tendência é continuarmos neste caminho em 2021. Construções que valorizam a sustentabilidade, a preservação do meio ambiente e a qualidade de vida são bem-vistas pelo mercado.

A tendência é que a sustentabilidade esteja presente não só nos projetos, em jardins e painéis solares, por exemplo, como na construção em si, com materiais ecológicos e reciclados. O objetivo é reduzir o impacto da Construção Civil no meio ambiente.

Construções modulares

A Construção Civil ainda tende a ser conhecida por projetos de lenta execução e de longa espera para conclusão. Por isso, em 2021 veremos mais tentativas de mudar esta realidade com recursos que agilizam a construção.

A adoção de construções modulares é um bom exemplo. As unidades individuais são projetadas e pré-fabricadas em um local à parte e levadas para a obra no momento certo, otimizando o tempo. Apesar de serem mais usados para moradia, em 2020 esses módulos agilizaram a construção de hospitais de campanha pelo mundo, provando sua versatilidade.

Tecnologia nos projetos

Ferramentas que aprimoram a elaboração e visualização de projetos não são nenhuma novidade, mas continuam sendo importantes neste segmento em 2021. Além do já mencionado BIM, a realidade aumentada e a realidade virtual merecem destaque.

No futuro é possível que essas tecnologias substituam por completo as maquetes, justamente por oferecer mais qualidade, dinamismo e recursos para visualizar o projeto. Além de dar mais controle para os responsáveis pelo projeto, a realidade aumentada e a realidade virtual são ótimas para apresentar e vender o empreendimento para clientes.

Tecnologia no canteiro de obras

Por fim, em 2021 também veremos o uso de mais tecnologia dentro do canteiro de obras. Drones oferecem visão aérea de toda extensão da obra. Robôs entram como reforço da força de trabalho para ajudar no dia a dia.

A Internet das Coisas pode ser usada para interligar todo o maquinário e assim saber onde estão e descobrir se há qualquer problema. Sensores inteligentes presos nas vestimentas dos funcionários alertam em caso de acidentes, reduzindo o tempo de resposta e preservando a segurança da equipe.

Continue bem informado para não perder nenhuma tendência da Construção Civil e do mercado do aço. Inscreva-se na newsletter da AÇOMAIS para receber nossos conteúdos diretamente no seu e-mail.


Post comment

UA-93187324-5