4 grandes tendências da construção civil para 2020

Independentemente do segmento, acompanhar as inovações do mercado é fundamental para todo profissional. Neste blog post, confira as principais tendências da construção civil, setor em plena recuperação no Brasil

Por que ficar atento às principais tendências da construção civil? A resposta é simples: o setor tende a ser o principal motor para o crescimento do país em 2020. Pelo menos essa é a estimativa de entidades como a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Banco Central (BC).

Todavia, após o cenário desfavorável durante os últimos cinco anos, a palavra de ordem é: reduzir custos e aumentar a produtividade. Portanto, se você faz parte do segmento, não deixe de ler este artigo da AÇOMAIS até o final.

Aço: sempre entre as tendências da construção civil

Aço está sempre entre as tendências da construção civil

Não é de hoje que a utilização do aço figura entre as tendências da construção civil. Afinal, o material permite maior flexibilidade aos projetos. As vantagens de sistemas construtivos em aço são várias.

Dentre elas: compatibilidade com outros materiais, menor carga sobre as fundações e melhor aproveitamento da área útil. Por isso, o aço continuará sendo amplamente utilizado nas obras, reduzindo os custos e prazos de execução.

Emprego de novos materiais

Além do já tradicional aço, novos materiais entram no mercado de tempos em tempos para dar maior eficiência ao setor. Por exemplo, as tintas e tijolos ecológicos e os vidros inteligentes. Dentre as novas tendências da construção civil estão o uso de materiais como:

  • isolamento térmico/acústico de papel;
  • tijolos de lã;
  • telhas solares;
  • madeira plástica;
  • concreto sustentável.

Módulos pré-fabricados

Pré-fabricados é uma das tendências da construção civil

Com a economia ainda em recuperação, uma saída racional para empregar nas obras são os pré-fabricados. Módulos produzidos fora do canteiro de obras, lajes, pilares, paredes e vigas pré-fabricados, por exemplo, reduzem o custo total dos projetos.

Além da economia, outras vantagens são: maior rapidez de execução, qualidade e durabilidade, quando comparado aos métodos tradicionais de construção.

Mais tecnologia

Presente desde a elaboração dos projetos ao controle em tempo real de informações sobre a execução das obras. A tecnologia é uma realidade cada vez mais utilizada pela construção civil. Dentre as inovações, destacamos três:

1. Softwares e aplicativos

Como em outros segmentos, softwares e apps específicos para a construção civil estão sendo criados. Eles podem ser utilizados pelos profissionais para diversas finalidades como: cálculos de engenharia civil, monitoramento da execução e mudanças em uma planta, acompanhamento da escala dos trabalhadores etc.

2. Escaneamento 3D

O escaneamento 3D a laser proporciona uma análise detalhada digitalizada de todas as medidas e detalhes estruturais de um ambiente. Com a tecnologia é possível, por exemplo, identificar defeitos na superfície de concreto em grandes estruturas e fornecer dados mais confiáveis para modelos BIM.

3. Realidade aumentada

Com a tecnologia é possível projetar em tamanho real e em 3D a estrutura completa de uma construção. Assim, pode-se visualizar com exatidão todas as camadas de instalações e os materiais a serem utilizados. Com isso é possível se antecipar a possíveis imperfeições antes mesmo de se iniciar a obra.

Com a realidade aumentada é possível também inserir elementos digitais em cômodos. Isso permite, por exemplo, testar qual o melhor acabamento para uma parede ou piso.

Sustentabilidade

Como já vimos no tópico sobre novos materiais, a sustentabilidade ganha cada vez mais importância na construção civil. O foco está principalmente na redução do consumo de água e energia, e também na diminuição de resíduos.

Nesse sentido, utilizar energia solar e o reaproveitamento de água já são uma realidade crescente. O uso de materiais reciclados nas obras também é uma alternativa viável, sem interferir na qualidade e segurança das edificações.

Para finalizar, vale salientar que empreendimentos com selo de sustentabilidade ganham cada vez mais a preferencia dos consumidores.

É com essas tendências da construção civil que o setor pretende ser protagonista no crescimento do PIB em 2020.

Gostou do nosso conteúdo?

Então assine a nossa newsletter para receber outros artigos como esse em primeira mão no seu email. Basta preencher o formulário abaixo!

valores


Post comment

UA-93187324-5