Aços longos e suas aplicações

Tudo sobre aços longos e suas aplicações

Aços longos são amplamente utilizados pela indústria e construção civil. Conheça os principais produtos dessa categoria, suas características, aplicações e vantagens

Você sabia que existem mais de 3.500 tipos diferentes de aços? Uma das maneiras de classificá-los é pela forma geométrica: aços planos, aços longos, semiacabados. Essa variedade de formatos visa atender com eficiência os diferentes segmentos do mercado, com cada tipo de aço tendo uma ou mais aplicações.

Neste blog post da AÇOMAIS o nosso foco será nos aços longos. Saiba tudo sobre eles e acompanhe nossas publicações para ficar sempre bem informado sobre o mercado do aço.

O que são aços longos?

Aços longos - principais produtos

Aços longos são definidos como produtos siderúrgicos que passam pelo processo de laminação. Suas seções transversais têm formato poligonal e seu comprimento é extremamente superior à maior dimensão da seção.

Os principais exemplos de produtos na categoria aços longos são:

  • Barras (chata, quadrada, redonda);
  • Perfis;
  • Treliças;
  • Cantoneira;
  • Telas;
  • Vergalhões.

Cada um desses produtos possui distintas maneiras de aplicações, seja na indústria, construção civil ou em serralherias. Portanto, confira a seguir alguns exemplos práticos de utilização.

Principais exemplos de aplicações

Estruturas de concreto armado

Por terem alta resistência mecânica e suportarem grandes cargas, o aço é amplamente utilizado pela construção civil. Em estruturas de concreto armado, portanto, ele tem a função de resistência à tração, absorvendo os esforços a que estão submetidos uma edificação. Assim, produtos como barras, telas, treliças e outros servem na construção de fundações, colunas, vigas e lajes.

Ao utilizar uma Malha Pop, treliças e Barras de Transferência, por exemplo, você tem a certeza de evitar trincas, fissuras e embarrigamentos na hora de construir estruturas pré-moldadas, lajes em concreto armado e pisos.

Fabricação de máquinas, peças e ferramentas

Aços longos também são utilizados pela indústria, na fabricação de máquinas, eixos e ferramentas. Por exemplo, as Barras Redondas na indústria de usinagem. Elas são empregadas em indústrias manufatureiras na produção de fixadores e máquinas.

Já as Barras Quadradas são utilizadas para fabricar parafusos, porcas e outros elementos menores, como também em máquinas e equipamentos.

Matéria-prima em serralherias

Barras e perfis são os melhores exemplos de aços longos utilizados em serralherias. Assim, podemos dizer que eles são a matéria-prima indispensável para a fabricação de uma série de itens.

Com esses produtos é possível confeccionar estruturas metálicas leves como grades, janelas, portões e corrimões. Enquanto isso, temos também as cantoneiras, que são utilizadas para o acabamento estrutural e decorativo de objetos. A resistência à corrosão é a grande vantagem do aço nesses objetos utilizados em residências e edifícios.

Demanda crescente por aços longos

Para 2020, a estimativa do Instituto Nacional da Distribuição de Aço (Inda) é de aumento nas vendas em torno de 5%. Especificamente sobre os aços longos, a boa fase deve ser estimulada, principalmente, pela retomada no crescimento da construção civil. Segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção, por exemplo, o segmento deve crescer 3% neste ano.

Gostou do nosso conteúdo?

Então assine a nossa newsletter para receber outros artigos como esse em primeira mão no seu email. Basta preencher o formulário abaixo!

valores


Post comment

UA-93187324-5