Vergalhões lisos e nervurados: principais características - AÇOMAIS

Vergalhões lisos e nervurados: principais características

Os vergalhões são barras de aço com diferentes características mecânicas. Podem ser utilizados em diferentes projetos, principalmente na construção civil. Saiba mais sobre os variados tipos e aplicações!

Os vergalhões são indispensáveis na hora de construir estruturas de concreto armado como fundações, pilares, vigas e lajes, por exemplo. Na hora de adquirir, é preciso estar atento às especificidades do projeto, para se evitar imprevistos na obra.

Padronizados pela norma NBR 7480, podem ser lisos ou nervurados. Neste conteúdo da AÇOMAIS, conheça os tipos de vergalhões e suas principais características.

Classificações dos vergalhões

Os vergalhões dividem-se em três classes, diferenciados principalmente pela densidade e resistência do aço. São elas:

  • Vergalhão CA-25;
  • Vergalhão CA-50;
  • e vergalhão CA-60.

A sigla CA refere-se justamente a “Concreto Armado”, a principal utilidade dos vergalhões, que servem de armadura para o concreto lhe conferindo resistência à tração (esforços laterais). Já os diferentes números representam a capacidade de escoamento (limite de deformação elástica, antes de deformar permanentemente). Por exemplo, o vergalhão CA-50 possui resistência de 50 kgf/mm2 (500 Mpa). Além dessas três classes, eles também se diferenciam por serem lisos ou nervurados.

  1. Vergalhões lisos: utilizados principalmente em serralharias e indústria de pré-moldados.
  2. Vergalhões nervurados: proporcionam maior aderência do concreto ao aço, sendo os mais indicados para a construção civil.

Especificações dos vergalhões CA-25, CA-50 e CA-60

Já vimos que os vergalhões se distinguem por suas características mecânicas. Agora, saiba mais sobre as três classes de vergalhões e exemplos de como utilizar cada um.

Vergalhão CA-25

Vergalhões CA-25

Com 12m de comprimento e feixes de 1.000 ou 2.000kg, o vergalhão CA-25 tem superfície lisa e soldável em todas as bitolas. Em sua produção, há o processo de laminação em altas temperaturas.

Sendo mais maleável que os demais e tendo alta resistência a cargas aplicadas, eles podem ser utilizados como barras de transferência na construção de pisos e em processos de industrialização de pré-moldados.

Vergalhão CA-50

Vergalhões CA-50

São os mais utilizados pela construção civil para armar o suporte das estruturas de concreto em edificações dos mais variados tipos. Por terem nervuras transversais nas superfícies, proporcionam maior aderência do concreto ao aço.

Assim, são os mais apropriados para a sustentação de fundações, lajes, colunas e pilares. Você encontra o vergalhão CA-50 vendido em barras retas nas bitolas de 6,3 a 40mm ou dobrados nas bitolas de até 20mm.

Vergalhão CA-60

Vergalhões CA-60

Fabricado por meio do processo de laminação a frio ou trefilação, o vergalhão CA-60 também é nervurado em sua superfície e altamente resistente: 60 kgf/mm2 (600 Mpa). Outras características são a alta soldabilidade e a prevenção de fissuras no concreto.

Além de também ser comumente utilizado na construção de fundações, lajes, colunas e pilares, o CA-60 é indicado na confecção de estribos ou para industrialização de telas, treliças e espaçadores, por exemplo. É disponibilizado em barras de 12m de comprimento, retas ou dobradas.

Vergalhões na Decoração

Vergalhões na decoração

Além da utilização nas obras, o vergalhão vem ganhando novas funções nos projetos de decoração. Arquitetos e designers vêm adotando o uso do aço aparente em ambientes internos e externos com o chamado estilo industrial. O material dá um ar mais rústico aos espaços e tem sido usado na confecção de estantes, prateleiras, nichos, divisórias entre outros.

Atenção na hora de adquirir

Sendo um dos insumos mais utilizados pela construção civil, os vergalhões costumam ser adquiridos em quantidade considerável. Por isso, para evitar imprevistos na obra, fique atento às especificações do projeto na hora de comprar. Assim, você evita devoluções ou atrasos no cronograma da construção, por exemplo.

Agora você já conhece as principais características dos diferentes tipos de vergalhões. Caso necessite fazer uma cotação, basta acessar nossa página de Orçamento Online. Na AÇOMAIS temos uma equipe de especialistas que podem tirar eventuais dúvidas antes de você adquirir qualquer um de nossos produtos para o seu projeto.

Por fim, que tal assinar a nossa newsletter e receber nossos conteúdos em primeira mão? Basta preencher seus dados abaixo para se manter sempre bem informado!


Post comment

UA-93187324-5