Sabemos que o aço é um material extremamente versátil, e isso faz com que ele carregue várias particularidades. Por isso, separamos 4 curiosidades sobre o aço para você. Confira!
O aço era utilizado no Egito Antigo
As propriedades do material não eram tão conhecidas como são hoje, porém, os generais e soldados manipulavam sua produção para desenvolver armas (facas e espadas).
O aço foi um elemento importante para a revolução industrial
Graças a versatilidade e propriedades, o aço foi um elemento importante para a revolução industrial.
Durante esse período histórico, houve a substituição do ferro pelo aço, que passou então a ter um papel fundamental nas indústrias, sendo utilizado em ferrovias, na indústria naval e na fabricação de armamentos, entre outros.
O aço pode ser 1.000 vezes mais forte que o ferro
Composto por minério de ferro, carbono, manganês e outros oligoelementos, o aço é uma liga que pode ser 1.000 vezes mais forte do que o ferro. Seus atributos fazem com que este seja considerado um dos materiais mais duráveis ??usados ??na indústria da construção.
Por ser um material não poroso o aço apresenta uma resistência natural à corrosão, diferente do ferro que é bastante suscetível à oxidação.
No geral, a resistência dos materiais é incomparável, já que o aço carrega um nível mais alto de densidade e leveza que o ferro, o que proporciona maior capacidade de suportar o esforço de tração.
O Brasil ocupa a 9ª posição do ranking dos países que mais produzem aço no mundo
De acordo com o ranking produzido pela World Steel Association, uma das maiores e mais dinâmicas associações industriais do mundo, o Brasil ocupa a 9ª posição do ranking dos países que mais produzem aço no mundo.
Segundo o Instituto Aço Brasil, somente no último ano produzimos cerca de 36,2 milhões de toneladas.