Central de atendimento. 0800 040 1212

A produção de aço no Brasil

A produção de aço é uma atividade que envolve tecnologias avançadas e diversas etapas para sua realização. São duas as rotas tecnológicas básicas para a produção de aço, com variações e combinações possíveis. 

Uma delas é a produção de aço a partir do minério de ferro e uma pequena proporção de sucata metálica, chamada de usinas integradas. Já a outra rota é a produção de aço que utiliza principalmente sucata, conhecida como usinas semi-integradas.

Nas usinas integradas, o processo começa com a utilização do carvão (mineral ou vegetal) como agente redutor nos altos fornos para obtenção do ferro metálico a partir do minério de ferro. Depois, as usinas passam por três fases básicas de produção: redução, refino e laminação. 

É importante salientar que o carvão vegetal é utilizado somente em altos fornos de menor capacidade.

Por outro lado, as usinas semi-integradas utilizam sucata de aço e ferro gusa para alimentar as aciarias elétricas. Nesse processo, não é necessária a etapa de redução, e as usinas semi-integradas operam apenas as fases de refino (via forno elétrico a arco – EAF) e laminação.

Fonte: Confederação Nacional de Indústria / Instituto Aço Brasil

Compartilhe: