Central de atendimento. 0800 040 1212

O aço na indústria naval

Seja na hora da construção ou da reparação de navios, o aço está presente, fornecendo alta resistência e durabilidade necessárias para o ambiente marinho, além de uma excelente soldabilidade.

Nessa indústria, o aço é o material ideal para a confecção de cascos, mastros, escotilhas, tanques para transporte de fluidos, entre outros. Além disso, com ele é possível reparar embarcações de pequeno, médio e grande porte, como navios, iates e veleiros, por exemplo.

Durante a vida útil, as embarcações estão sempre em contato com sais minerais e gases presentes na água salgada, o que acelera ainda mais o processo de corrosão. Por isso, é importante utilizar materiais de alta qualidade e resistência nesse meio.

Além de proporcionar uma maior proteção contra a atmosfera marinha, que acelera bastante o processo corrosivo, as propriedades do aço são essenciais pois permitem a redução de espessura de algumas áreas como o convés e o fundo do casco, reduzindo o peso das embarcações.

Para a construção naval, o uso desse material inicia com a fundição do minério de ferro composto por  carbono, silício, manganês, enxofre, fósforo e entre 92% e 97% de ferro.

Geralmente na hora da construção do casco, é utilizado o aço carbono com 0,15 % a 0,23% de carbono, alto teor de manganês e baixíssimo teor de enxofre e fósforo, já que, em quantidades elevadas, ambos podem prejudicar  as propriedades da soldagem do aço para essa finalidade.

No geral, o uso do aço proporciona proteção, segurança, agilidade e evita gastos financeiros excessivos com reparações constantes.

Quer saber mais sobre outras aplicações do aço? Entre em contato conosco ou siga as nossas redes sociais.

Compartilhe: