Central de atendimento. 0800 040 1212

O uso do aço na construção civil

A construção civil é um setor em constante aprimoração e desenvolvimento. Principalmente nas áreas de segurança no trabalho, eficiência, rapidez e qualidade dos serviços. O uso do aço nesse setor é um bom exemplo de inovação que vai de encontro a esses preceitos. 

Com a ajuda desse material, foi possível construir vãos maiores, prédios mais altos, vigas e pilares mais esbeltos e muitas outras inovações estruturais em construções. 

A demanda por aço no Brasil é tão alta que, segundo a Aço Brasil, o país encontra-se entre os dez maiores produtores de aço do mundo. São 32 usinas brasileiras produzindo aço, com capacidade para gerar mais de 51 toneladas do material ao ano. 

Embora a modernidade tenha implementado novas tecnologias ao uso do aço na construção civil, ele sempre foi uma matéria presente no setor desde o século XVIII, contudo, foi a partir da criação do concreto armado, no fim do século XIX, que ele realmente entrou nesse setor com força total.

Atualmente, já existem diversos tipos de aço com propriedades e usos muito específicos em construções. O material também está disponível em uma ampla variedade de formatos na indústria siderúrgica, como chapas, tubos, cabos, barras, perfis e telhas metálicas, considerados matéria prima base na edificação de uma obra.

O aço também pode ser combinado com outros tipos de materiais de construção para um melhor aproveitamento, como é o caso do concreto. Essas junções podem oferecer uma gama de benefícios para os engenheiros responsáveis pela obra como a redução de custos, preservação do meio ambiente, aproveitamento de espaço e maior liberdade de criação.

Compartilhe: