Central de atendimento. 0800 040 1212

 Qual a diferença entre ferro e aço?

O ferro e o aço, embora carreguem muitas diferenças em relação ao uso prático, são materiais que possuem estreitas relações. Apesar de algumas pessoas usarem o “ferro” e o “aço” como sinônimos, essas duas substâncias são extremamente distintas em termos de aplicação.

O ferro é um elemento químico puro, podendo ser encontrado livremente na natureza, inclusive em nosso sangue. No geral, ele é um dos elementos mais abundantes no universo, e constitui, junto ao níquel, o núcleo da Terra.

Este é um material que pode ser utilizado para diversos fins, como a fabricação de automóveis e a construção de edifícios.

Já o aço é uma liga metálica formada a partir de quantidades específicas entre o ferro e o carbono, apresentando propriedades que também variam de acordo com essas proporções. 

A partir dessa composição, o aço ganha mais maleabilidade e extrema resistência em relação ao ferro. O material também é de fácil reciclagem, sendo muito menos agressivo ao meio ambiente. 

Assim, o uso do aço é indicado para estruturas cujo objetivo é ganhar resistência sem necessariamente ter uma obra extremamente pesada.

Compartilhe: